Financast

Compare cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muito mais. Veja as nossas avaliações e resenhas de serviços financeiros.

Auxílio BrasilBenefícios SociaisBolsa FamíliaEconomiaEmpreendedorismo

Governo Federal introduz novos auxílios financeiros para mulheres em vulnerabilidade no DF

Governo Federal introduz novos auxílios financeiros para mulheres em vulnerabilidade no DF

O governo federal, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), introduziu um novo programa denominado “Agentes da Cidadania“, criado para apoiar financeiramente mulheres no Distrito Federal. Esse auxílio consiste em um subsídio mensal no valor de R$ 300,00, que pode ser recebido por até 12 meses pelas beneficiadas.

Com um foco particular nas mulheres em situação de extrema pobreza e que estão presentes no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o programa se destina a apoiar aquelas que estão sob acompanhamento familiar nas unidades de assistência social e que enfrentam cenários de violência ou discriminação. Além do apoio financeiro, o programa exige que as mulheres selecionadas tomem parte em atividades sociais específicas, que têm por objetivo auxiliá-las a superar as adversidades do dia a dia, em consonância com a equipe do projeto.

Para tornar-se elegível ao “Agentes da Cidadania”, as seguintes condições devem ser observadas:

  • Estar em condições de vulnerabilidade e extrema pobreza;
  • Estar inscrita no CadÚnico;
  • Estar em acompanhamento familiar em unidades de assistência social;
  • Enfrentar situações de violência ou discriminação;
  • Residir numa região administrativa do Distrito Federal onde haja vagas disponíveis;
  • Ser a única integrante da família a aproveitar-se da bolsa social oferecida pelo programa.

Quanto ao processo de atualização de dados no CadÚnico, há uma certa flexibilidade para aqueles que não enfrentaram mudanças nos últimos dois anos, sendo permitido que façam suas atualizações remotamente. No entanto, para as famílias que tiveram alterações nesse período, o procedimento de atualização é obrigatoriamente presencial.

Procedimento para Atualização Cadastral

Para facilitar o processo de inscrição e atualização cadastral no CadÚnico, foi implementado um sistema que permite um pré-cadastro online:

  1. Acesse o aplicativo Meu CadÚnico ou o site correspondente;
  2. Realize o login;
  3. Selecione a opção “Atualização cadastral”;
  4. Confirme as informações apresentadas;
  5. Envie o cadastro para conclusão do processo.

Além disso, esse pré-cadastro online é um método para agilizar a entrevista socioeconômica, economizando tempo de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde ocorrem os atendimentos presenciais para famílias que necessitam de atualização cadastral.

Este programa é um esforço conjunto do governo para não apenas oferecer suporte financeiro, mas também possibilitar um acompanhamento social mais intensivo às mulheres que enfrentam situações desafiadoras em suas vidas, promovendo a cidadania e inclusão social.

Share this post

Larissa Medeiros
About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *