O uso de cartões está oferecendo cada vez mais praticidade. Com a chegada dos aplicativos de bancos, ficou mais fácil resolver a sua vida financeira com poucos cliques, fazendo muitas idas às agências serem dispensáveis.
E agora a forma de pagamento também ficou mais simples, pois é possível fazer o pagamento por aproximação. O usuário não precisa mais digitar a senha ou, em alguns casos, nem mesmo precisa estar com o cartão físico em mãos.
Se você ainda tem dúvidas sobre como o cartão de crédito por aproximação funciona, a gente te explica.
O que é cartão por aproximação?
O cartão por aproximação é uma forma de pagamento que utiliza uma tecnologia conhecida como NFC, que significa Near Field Communication em inglês e pode ser traduzida como “comunicação por campo de proximidade”. Essa tecnologia permite que dados sejam compartilhados sem ser necessário contato ou inserção de senha.
Dessa forma, o usuário do cartão por aproximação não precisa encostá-lo na maquininha de cartão e nem digitar a senha, basta aproximar o cartão e a compra será efetuada. Essa é uma forma rápida, prática e segura de comprar!
Como funciona um cartão de crédito por aproximação?
Para começar a utilizar o cartão por aproximação, o usuário deve se certificar de que o cartão está habilitado para essa função. Atualmente, muitos deles já são entregues habilitados, mas em alguns casos o titular deverá fazer isso baseado nas instruções do banco.
Mas não se esqueça de que se o seu cartão é novo, é preciso fazer uma compra de forma tradicional antes de ativar essa função, ou seja, inserir o cartão e digitar a senha.
Vale lembrar que, apesar de muitas maquininhas serem compatíveis, nem todas estão aptas para o pagamento por aproximação. Para identificar quais delas aceitam essa forma de pagamento, o usuário do cartão pode procurar por um símbolo na parte superior da maquininha. Este símbolo consiste em 4 ondas, semelhantes ao famoso sinal de wi-fi.
Dá pra utilizar o cartão por aproximação em quais dispositivos?
É possível realizar o pagamento por aproximação através do cartão físico, mas também pelo celular ou pulseiras e relógios digitais. Antes de começar a usar, o usuário deve cadastrar os dispositivos nos aplicativos compatíveis com seus dispositivos.
Entre eles estão Apple Pay, Android Pay e Samsung Pay, que funcionam como carteira virtual. Após registrar os dados, é possível realizar compras mesmo sem o cartão físico. Basta aproximar um dos dispositivos da maquininha e finalizar a operação.
Cartão por aproximação precisa de senha?
Não, o cartão por aproximação não requer que o usuário insira a senha para finalizar a compra. Essa é uma das vantagens que tornam esse estilo de pagamento tão prático e rápido.
Qual o valor máximo de um cartão por aproximação?
É importante saber que existe um limite de segurança para comprar através do cartão por aproximação, e caso esse valor seja excedido, a senha será solicitada. A maioria dos bancos disponibiliza um limite de R$ 50,00 a R$ 200,00, contudo, também há a opção de reduzir essa quantia.
Quais as vantagens e quais os riscos de utilizar o cartão por aproximação?
Assim como todas as outras formas de pagamento, o cartão por aproximação oferece vantagens para o usuário, mas também alguns riscos para a sua vida financeira. Por isso, antes de adotar um novo modo de pagamento, é importante que o usuário entenda quais são os pontos positivos e negativos que ele oferece e descobrir se aquela será mesmo a sua melhor opção.
Vantagens e benefícios
- Faça tudo com mais velocidade: o tempo que o usuário gasta inserindo o cartão, digitando a senha e esperando pela aprovação da transação é muito longo se comparado ao pagamento por aproximação.
- Tenha mais praticidade: com o cartão por aproximação, é possível fazer compras mesmo que o titular não esteja com o cartão físico. Basta ter um dispositivo, como celular, pulseiras ou relógios digitais, sincronizado com os dados do cartão e aproximá-lo da maquininha.
- Faça viagens internacionais: para quem gosta de viajar, ter um cartão com aproximação é o ideal. Isso porque essa forma de compra já se tornou bastante popular em outros países, e alguns caixas de autoatendimento podem exigir essa forma de pagamento.
- Evite desgastes: quem tem cartões físicos sabe que eles acabam ficando desgastados após algum tempo de uso. Com o cartão com aproximação, esses danos são reduzidos, já que não é necessário inseri-lo na maquininha.
- Segurança: os cartões por aproximação são criptografados e oferecem menos riscos de fraude no cartão de crédito, garantindo mais segurança para os titulares.
Desvantagens e riscos
- Casos de furto e perda: apesar de ser uma forma de pagamento segura, o cartão por aproximação torna possível que qualquer pessoa em posse do cartão faça compras com ele. Por isso, caso o usuário perca o cartão físico ou sofra situação de furto ou roubo, ele fica suscetível ao uso indevido de terceiros.
- Falta de atenção do usuário: o golpe que pode ser aplicado sobre o cartão por aproximação é efetuar uma compra mais cara do que o esperado sem que o usuário perceba. Sem a necessidade de digitar senhas, o valor cobrado pode não ser conferido e o estabelecimento pode agir de má fé contra o cliente.
Como desativar o cartão por aproximação?
Para desativar a opção de pagamento do cartão por aproximação é muito simples. Basta acessar o aplicativo do cartão de crédito, selecionar a ferramenta de configurações e optar por reduzir o limite de segurança de compra ou desativar de vez essa ferramenta. Caso a função não seja desativada ou ainda restarem dúvidas, é recomendado entrar em contato com a central de atendimento.
Contudo, é importante entender que nem todos os cartões que contam com a tecnologia NFC permitem que essa função seja desativada.
O cartão por aproximação é seguro?
Sim, o cartão por aproximação é seguro, pois ele é protegido por criptografia. Essa forma de pagamento faz com que se torne mais difícil clonar o cartão ou cometer fraudes. A única forma de terceiros fazerem compras indevidas seria utilizando o cartão físico, mas isso pode ser facilmente identificado.
Além disso, existem outros detalhes aos quais o titular pode estar atento para garantir que o cartão está sendo utilizado apenas da forma esperada.
Veja alguns exemplos:
- Em caso de perda ou roubo: se você perdeu o seu cartão ou foi furtado é, sim, possível que alguém o utilize sem o seu consentimento. Por isso, ao perceber a falta do cartão, solicite o bloqueio do mesmo imediatamente.
- Confira o extrato: confira se todos os gastos que estão sendo cobrados no seu cartão foram realmente feitos por você. Caso não tenham sido, entre em contato com o banco a fim de esclarecer a situação.
- Fique de olho nas notificações: é uma boa ideia ativar as notificações do aplicativo do banco no celular. Assim, sempre que alguma operação for realizada, você receberá o alerta.
- Desative a aproximação: mantenha a opção de pagamento por aproximação apenas quando ela for necessária. Se essa ferramenta não for ser utilizada, é só desabilitar no aplicativo do banco e garantir mais segurança.
- Preste atenção na maquininha: antes de aproximar o cartão, confira o valor que será cobrado e se certifique de que ele está correto. Isso porque as maquininhas só precisam estar a 3cm do cartão para registrarem a compra, então aproxime só quando realmente quiser efetuar o pagamento.