Os cartões de crédito e cartões de débito são formas de pagamento muito práticas, que transformaram a maneira de fazer compras por todo o mundo. É possível ter os dois na carteira, mas cada um é mais recomendado para um tipo de compra.
Para entender quando pagar no crédito e quando pagar no débito, é importante entender a diferença que existe entre os dois cartões e saber o que levar em conta na hora da decisão. Você quer entender essas diferenças e critérios, a gente te explica de forma clara e simplificada.
Quais as diferenças entre crédito e débito?
Antes de descobrir se a sua melhor forma de pagamento é com cartão de crédito ou de débito, é importante entender quais são as principais diferenças que existem entre fazer compras com esses dois cartões.
Abaixo, destacamos os principais pontos sobre pagar no crédito e no débito para que você possa comparar e definir a opção ideal para você.
Como o cartão de crédito funciona?
O cartão de crédito é um tipo de empréstimo. O banco empresta um valor de crédito e dá até 40 dias para que o usuário pague. Mas ao invés de emprestar dinheiro, ele disponibiliza um limite de crédito, que caso seja ultrapassado cobra taxas de juros.
A forma de pagamento acontece através da fatura, que cobra o valor dos gastos que o usuário teve no mês anterior.
Uma das principais vantagens do cartão de crédito é que ele permite o parcelamento de compras e não exige que o usuário tenha dinheiro em mãos para adquirir um novo produto. Contudo, também é importante entender que o titular fica mais suscetível a acumular dívidas e precisar pagar juros ou taxas, como por atraso.
Como o cartão de débito funciona?
O cartão de débito permite que o usuário faça compras apenas com o dinheiro que ele já tem em sua conta. Isso porque o pagamento com o cartão de débito é descontado diretamente na conta-corrente do titular, o que é o ideal para quem não quer criar dívidas e ter mais controle sobre suas finanças.
O que pode ser visto como um ponto negativo do cartão de débito é que ele não permite o parcelamento de compras, ou seja, todos os pagamentos são feitos à vista.
Por outro lado, isso faz com que o titular não precise se preocupar em pagar juros de atraso ou outras taxas relacionadas.
Cartão de crédito | Cartão de débito |
---|---|
O valor da compra é cobrado após um mês, na fatura seguinte | O valor da compra é cobrado na conta corrente automaticamente |
Permite parcelamento de compras | Não permite parcelamento de compras |
Possui um limite de crédito que diminuiu de acordo com o uso | O saldo é o equivalente ao disponível na conta-corrente |
Não é preciso ter na conta-corrente o valor equivalente da compra | É preciso ter dinheiro na conta-corrente para conseguir finalizar a compra |
Quando é melhor usar o cartão de crédito?
Agora que você já entendeu como o cartão de crédito funciona, está na hora de descobrir quando ele é a melhor forma de pagamento para você.
Veja abaixo quais são os melhores momentos para usar o seu cartão de crédito:
- Se você quer ter benefícios: os cartões de crédito possuem programas onde é possível acumular pontos e trocá-los por milhas. Além disso, alguns estabelecimentos oferecem descontos exclusivos para compras no crédito e podem devolver parte do dinheiro da compra em forma de cashback.
- Para quem quer parcelar compras: se você quer comprar um produto de valor elevado e não tem o dinheiro em mãos, a opção de parcelamento é o ideal.
- Aliado para imprevistos: em casos de imprevisto e emergência, o cartão de crédito pode ser um grande aliado. Já que ele não exige que o usuário tenha o dinheiro em mãos, é possível pagar por produtos e serviços na hora da necessidade.
- Mantenha seu dinheiro a salvo: se você perder o seu cartão de crédito ou ele for furtado, é possível que outra pessoa faça compras com ele. Contudo, ela não terá acesso à sua conta-corrente, e os gastos serão cobrados apenas na fatura.
Quando é melhor usar o cartão de débito?
Depois de entender quais são as principais características do cartão de débito, chegou o momento de saber em quais situações o cartão de débito será a sua melhor escolha para pagar pelas suas compras.
- Esteja no controle do seu dinheiro: com o cartão de débito é muito mais fácil ter controle sobre as suas finanças, afinal, os gastos são feitos baseados no saldo da sua conta-corrente.
- Livre-se das dívidas: se você não quer criar dívidas ou pendências com um banco, o cartão de débito é a melhor opção, pois o valor que é gasto não é em forma de empréstimo, o pagamento das compras é descontado diretamente da conta.
- Não pague juros: o cartão de débito é o ideal para quem não quer pagar juros. Como ele não cobra uma fatura do titular, é impossível que taxas de juros por atraso sejam cobradas.
- Para garantir mais segurança: a principal função do cartão de débito é que o usuário possa fazer compras com o dinheiro da conta-corrente, mas sem precisar carregar dinheiro em espécie. Isso garante mais segurança e praticidade para o titular.