O cartão de crédito serve para te ajudar a realizar uma compra mesmo que você não tenha o dinheiro em mãos para pagá-la. Isso porque ele disponibiliza um limite de crédito, ou seja, é como pegar emprestado para pagar no mês seguinte, quando chega a fatura. Ele também permite parcelamento de compras e pode ser um grande aliado para quem o usa com sabedoria e responsabilidade.
O que é o limite do cartão de crédito?
O limite do cartão de crédito é o valor máximo de crédito que o banco disponibiliza para você pegar emprestado. Quando o usuário solicita um cartão de crédito, é estabelecido um limite, que geralmente é baseado em seu relacionamento com o banco ou através da análise de crédito, que inclui examinar a renda e histórico financeiro do solicitante.
Contudo, esse valor pode aumentar ou diminuir com o tempo. Se você usa o cartão com frequência e sempre paga a fatura em dia, o banco pode te oferecer aumento. Mas se você o utiliza pouco e ainda atrasa o pagamento da fatura, é provável que o banco queira reduzir o seu limite de crédito.
Vale lembrar ainda que, se você quer ter mais poder de compra ou realizar uma compra específica que seu limite ainda não permite, é possível pedir aumento do limite. O banco poderá solicitar comprovantes de renda ou extrato da conta, a fim de analisar se o pedido será aceito ou negado. Em casos de emergência, o usuário também pode pagar uma taxa para aumentar o limite.
Como saber o limite do cartão?
Para descobrir qual é o limite do seu cartão é só entrar em contato com o banco, seja por telefone, e-mail ou qualquer outro meio. Você também irá encontrar essa informação consultando o internet banking ou o aplicativo do banco, além de ser possível consultar através do caixa eletrônico.
Como aumentar o limite do cartão?
Se você solicitou aumento do limite e ele foi negado, não se preocupe! Existem algumas formas de convencer seu banco de que você está pronto para ter um limite maior.
Veja abaixo algumas dicas:
- Pagamentos em dia: atrasar o pagamento da fatura não vai pegar bem se seu objetivo é aumentar o limite do cartão. Mantenha sua fatura em dia e respeite os prazos de pagamento.
- Use muito o limite: quando se trata de cartão de crédito, é importante ser cuidadoso para não extrapolar. Contudo, se você quer mostrar que precisa de mais crédito, utilize a maior parte do que você tem agora. Fique atento aos exageros, é claro, mas tente utilizar, pelo menos, mais da metade do valor.
- Atualize sua renda: se seu salário aumentou ou se um dinheirinho extra está entrando na sua conta todo mês, atualize o seu banco sobre isso. Afinal, quem ganha mais, pode gastar mais, não é mesmo?
- Use o limite do cheque especial: é possível transferir o limite do seu cheque especial para o cartão de crédito, assim como o limite de empréstimos pré-aprovados e linhas de crédito de curto prazo.
- Tenha bom score de crédito: o score de crédito é o que vai fazer o banco descobrir se você é um bom pagador ou não. Para aumentar sua pontuação, atualize sempre seus dados nos órgãos de proteção ao crédito, mantenha todas as suas contas em dia e, se quiser, pode até mesmo criar uma conta no Cadastro Positivo.