O uso do cartão de crédito é muito comum no mundo todo. Mas algumas pessoas ainda não sabem para que aquele número impresso nele serve, o que é bastante comum. Isso acontece principalmente com as pessoas que têm o hábito de comprar em lojas físicas, já que ele só é solicitado na hora de fazer compras online.
Basicamente, o usuário precisa registrar esse número para validar o pagamento da compra pela internet. Mas se você quer entender um pouco mais sobre essa função, nós iremos explicar com detalhes e de forma simplificada nesse artigo.
O que é o número do cartão de crédito?
O número comprido que vem impresso no cartão de crédito é usado para identificar sua conta em transações. Então, quando você vai realizar uma compra pela internet, ao invés de passar o cartão na maquininha, você digita aquele número para que sua conta seja identificada.
Esse número é único, não existe nenhum outro igual! E deve ser mantido em sigilo. Isto é, outra pessoa que tivesse acesso às informações do seu cartão de crédito poderia fazer compras sem que você soubesse. Por isso, é importante manter esse número protegido.
Funciona da seguinte forma: o primeiro ou segundo dígito indica qual é a bandeira do cartão; do segundo ao sexto número, é identificado o banco ou instituição financeira que o emitiu; os dígitos de sete a quinze identificam quem é o titular; enquanto o 16º número serve como um verificador, que ajuda a evitar fraudes.
É muito importante se certificar de que os dígitos estão corretos e conferir se nenhum dado está errado. Isso porque as lojas online também solicitam algumas outras informações, a fim de garantir que o comprador é realmente o titular do cartão.
Veja os dados mais comuns:
- Número: o primeiro passo é digitar o número, que geralmente tem 16 dígitos e está na parte da frente do cartão. Contudo, também é bastante comum encontrar esse número na parte de trás dos cartões hoje em dia.
- Nome: o nome do titular do cartão também é solicitado, e deve ser preenchido exatamente como está gravado no cartão. Na maioria dos casos, o nome do meio é abreviado, e esse padrão deve ser mantido.
- Data de validade: a validade dos cartões de crédito também deve ser adicionada, ela serve para que o usuário não possua cartões muito desgastados. Também auxilia para que os dados sejam modificados de tempos em tempos, reduzindo o risco de fraudes e garantindo mais segurança. Além disso, é uma forma de manter o usuário atualizado dos recursos e benefícios disponíveis.
- CVV (código de segurança): esse código possui 3 dígitos e é encontrado na parte de trás do cartão. Ele é usado para validar as compras online e, claro, proporcionar mais segurança para o usuário.
Conclusão
Por fim, vale lembrar que a senha do cartão nunca é solicitada nas compras pela internet. Se o site em questão te pedir para inserir uma senha ou PIN para finalizar a compra, provavelmente não é um site confiável. Nesse caso, não registre seus dados e opte por outra loja online.