Financast

Compare cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e muito mais. Veja as nossas avaliações e resenhas de serviços financeiros.

Artigos sobre Cartões de CréditoCartão de crédito

O que é estorno no cartão de crédito?

O que é estorno no cartão de crédito?

Quando você faz uma compra com o cartão de crédito, mas não fica satisfeito e quer seu dinheiro de volta, é necessário fazer o estorno. Ele é uma forma de fazer com que o cliente tenha o reembolso de uma forma segura e não saia no prejuízo.

Contudo, para quem ainda tem dúvidas de como esse serviço funciona e como solicitá-lo, separamos os pontos mais importantes para se informar sobre o estorno no cartão de crédito.

Como funciona o estorno no cartão de crédito?

O estorno é uma forma de fazer com que o cliente que recebeu um produto defeituoso, se arrependeu de sua compra ou nem mesmo recebeu seu pedido seja reembolsado. Vale lembrar que o estorno só é válido para compras em lojas on-line, contudo, é possível entrar em contato com lojas físicas para entender suas condições e descobrir se essa opção é viável.

Veja abaixo algumas situações em que o cliente possui direito ao estorno e qual é o momento ideal para solicitá-lo:

Erro de cobrança

Se a loja cobrar o valor errado na hora de finalizar a compra, o estorno deve ser solicitado imediatamente e outro pagamento deve ser efetuado. Nesse caso, não é necessário acionar o banco, a não ser que a loja se recuse a devolver o dinheiro, e pode ser feito em lojas físicas.

Defeitos

Se o produto estiver danificado, o cliente terá até 30 dias para entrar em contato com a loja e solicitar o reembolso.

Desistência

Caso o cliente se arrependa da compra, existe um prazo de até 7 dias após o recebimento para que o cliente solicite o estorno de desistência.

Fraude e clonagem

Quando o titular percebe que compras que não foram feitas por ele estão sendo cobradas na fatura, a loja também deve realizar o estorno.

Propaganda enganosa

Também é direito do cliente solicitar o estorno caso o produto recebido não corresponda com o que foi divulgado pela loja.

Atraso na entrega

Se a loja não entregar o produto dentro do prazo estipulado ao fim da compra, é possível solicitar o estorno.

Como solicitar o estorno no cartão de crédito?

Se a sua situação de compra se encaixa nos critérios citados, você pode pedir seu dinheiro de volta.

Para solicitar o estorno de uma compra on-line é muito simples, veja o passo a passo para entender melhor como esse processo funciona:

  • Entre em contato: acesse o site ou aplicativo em que a compra foi efetuada e entre em contato com a loja, explique a situação e os motivos para querer o estorno.
  • Aguarde a análise: em seguida, a loja irá avaliar sua situação de compra e entrar em contato com a empresa do seu cartão de crédito para que o processo seja realizado.
  • Receba o estorno: a instituição financeira irá enviar o reembolso para o cliente mediante a devolução do valor por parte da loja.

Quanto tempo demora para receber o estorno no cartão de crédito?

O estorno funciona como um cancelamento de compra, mas nem sempre é automático. Isso porque os cartões de crédito possuem datas de vencimento de fechamento de fatura, o que pode fazer com que um cancelamento seja efetuado apenas um ou dois meses após a solicitação de estorno.

Dessa forma, a loja pode providenciar o estorno em até 24 horas, mas o tempo pode ser bem mais longo até que o valor retorne para você.

Quando o dinheiro retornar para a sua conta, a quantia equivalente ficará disponível em forma de crédito na fatura. Caso o estorno não seja realizado após esse tempo, entre em contato com o seu banco e se informe sobre o que pode ser feito para solucionar a situação.

Share this post

Larissa Medeiros
About the author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *