O cartão de crédito virtual é um cartão on-line. Seu objetivo é tornar as compras pela internet ainda mais práticas e garantir segurança para o titular.
Contudo, nem todos os usuários sabem como solicitá-lo e qual é a forma de realizar compras com essa ferramenta.
Pensando nisso, iremos desenvolver os principais pontos sobre o cartão de crédito virtual e esclarecer as dúvidas mais comuns.
O que é um cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito virtual é uma forma de fazer compras online com ainda mais segurança. Ele funciona como uma extensão do cartão de crédito, e não é necessário solicitar um novo. Esse cartão possui um número e data de validade diferentes. Dessa forma, reduz a chance de que o usuário sofra algum tipo de fraude no cartão de crédito.
Essa é uma opção para quem não se sente confortável para cadastrar seus dados em lojas on-line, mas não quer perder oportunidades de compras. Isso porque os sites não terão acesso aos dados do cartão físico, e os dados fornecidos pelo cartão virtual se tornarão inválidos após o usuário excluir o cartão virtual de sua carteira digital no aplicativo do banco.
Como funciona um cartão de crédito virtual?
O cartão de crédito virtual só pode ser utilizado para compras online. E, apesar de possuir uma data de validade muito curta, é possível solicitar por esse serviço mais de uma vez.
Para utilizar um cartão de crédito virtual, basta inserir os dados na hora de finalizar uma compra pela internet, da mesma forma como acontece com o cartão físico. Com o cartão de crédito virtual, o usuário ainda consegue fazer compras internacionais e o pagamento é realizado através de uma única fatura, que inclui as compras feitas no cartão físico.
Como solicitar um cartão de crédito virtual?
Para solicitar o cartão de crédito virtual o usuário deve acessar o aplicativo da sua instituição financeira e descobrir se esta forma de pagamento está disponível para ele. Vale lembrar que para ter um cartão de crédito virtual é preciso ser titular de um cartão de crédito físico.
Já para o usuário que está na dúvida de qual é o melhor cartão virtual, listamos alguns dos critérios que podem ser considerados na hora da decisão.
- Escolha a bandeira: é importante entender que o cartão virtual contém os mesmos dados que o cartão físico, como número, CVV e bandeira do cartão de crédito. A bandeira será um critério importante para permitir ou impedir determinada compra.
- Conheça os benefícios: saiba qual é o diferencial de cada banco e entenda quais benefícios você pode ter ao solicitar o cartão virtual.
- Se informe sobre as taxas: o cartão virtual não possui anuidade, contudo, é importante se informar sobre possíveis taxas que podem ser cobradas, como juros e IOF.
Vantagens e desvantagens do cartão virtual
Assim como todas as formas de pagamento, o cartão virtual oferece pontos positivos e negativos. Por isso, é preciso se informar e entender cada um deles e descobrir se essa é mesmo a melhor opção para você.
Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito virtual:
Vantagens
- Mais segurança: o cartão virtual é uma forma de evitar fraudes, já que o número cadastrado não é o mesmo do cartão físico e deixa de ser válido após a primeira compra realizada.
- Livre de anuidade: para quem quer utilizar o cartão de crédito para realizar uma compra online, mas não quer se preocupar com a taxa de anuidade, o cartão virtual também oferece essa vantagem, pois é livre de anuidade.
- Limite flexível: o titular escolhe qual será o limite de compra do cartão virtual, contudo, ele não pode exceder o do cartão físico e servir como limite extra.
- Válido para casos de furto ou perda: caso o cartão físico seja furtado ou perdido, o usuário pode solicitar o bloqueio do mesmo e continuar comprando com o cartão virtual.
- Acúmulo de benefícios: para os usuários que possuem benefícios, como pontos e milhas, o cartão de crédito virtual também serve para acumular essas vantagens.
Desvantagens
- Possui curta validade: o cartão de crédito virtual possui um prazo de validade muito curto, o que é uma forma de garantir mais segurança, mas que pode ser um problema para alguns usuários.
- Se limita ao online: com o cartão virtual, o usuário não é capaz de realizar compras em lojas físicas e se limita às lojas online.