Utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento é uma alternativa bastante segura. Contudo, não deixa o usuário ileso de sofrer fraudes, e por isso é importante estar sempre atento.
Nesse artigo iremos apresentar os tipos mais comuns de fraude no cartão de crédito e dar dicas para que os titulares evitem sofrer esse tipo de dano e garantam mais segurança para suas finanças.
Tipos de fraude de cartão de crédito
Sofrer fraudes no cartão de crédito pode causar uma grande dor de cabeça para o titular. São diversas as formas como o usuário pode ser abordado ou enganado, por isso, é preciso entender como esses processos acontecem e estar sempre prevenido.
Veja abaixo os tipos de fraude mais comuns de cartão de crédito:
Ofertas imperdíveis
Algumas lojas enviam promoções por e-mail ou outro tipo de plataforma para seus clientes. Contudo, é preciso se certificar de que aquele é o portal oficial de comunicação da marca e entender exatamente o que está sendo oferecido.
As marcas podem convidar para conhecer novos produtos ou aproveitar liquidações, mas se estiver solicitando dados e informações pessoais, desconfie.
Ligações inesperadas
Se você recebeu uma ligação da suposta instituição financeira pedindo para que você passe dados do cartão por telefone, desligue a chamada. Em seguida, entre em contato com a central de atendimento e confirme se esse serviço está mesmo sendo realizado com os clientes.
Nunca compartilhe esse tipo de informação pelo telefone, é bem provável que a pessoa do outro lado da linha tenha más intenções.
Sites falsos
É possível encontrar uma variedade de sites que se passam por marcas famosas para atrair o cliente, mas que não são reais. Seus produtos contam com descontos e oportunidades imperdíveis, contudo, servem apenas para ter acesso aos dados do cartão de crédito do usuário e em seguida aplicar algum tipo de golpe.
Por isso, verifique se o site em questão é confiável e se corresponde a uma loja real. Se sim, ainda é viável conhecer a reputação da empresa, buscando por avaliações de outros clientes.
Compra duplicada
Também é possível sofrer fraude em lojas físicas. Acontece quando o lojista alega que a compra não foi finalizada e que será necessário inserir o cartão na maquininha outra vez e fazer uma nova cobrança.
Esse tipo de falha pode realmente acontecer, contudo, fique atento se a operação foi mesmo cancelada ou se você está pagando duas vezes pela compra.
Roubo ou furto
Mesmo que terceiros não tenham acesso a senha do cartão de crédito, é possível fazer compras on-line apenas com os dados impressos no mesmo.
Por isso, ter um cartão furtado pode causar transtornos e compras indevidas realizadas por terceiros.
Como se proteger das fraudes no cartão de crédito?
Apesar de ser uma forma de pagamento segura, o titular do cartão de crédito deve estar sempre atento a alguns cuidados com seu cartão.
Abaixo, listamos as principais formas de garantir mais segurança para o seu cartão de crédito e diminuir o risco de fraudes:
Mantenha seus dados seguros
Não anote a senha ou qualquer outro dado do cartão. As informações que estão impressas no cartão devem ser de conhecimento apenas do titular e a senha deve ser memorizada a fim de reduzir a chance de que terceiros tenham conhecimento dela.
Não fique longe do seu cartão
Na hora de fazer compras em lojas físicas, não perca seu cartão de crédito de vista. Se distrair por alguns minutos pode aumentar as chances de perda ou roubo do mesmo, e acabar resultando em compras realizadas por terceiros.
Escolha sites seguros
É essencial escolher sites confiáveis na hora de fazer compras on-line. Opte por aqueles que oferecem segurança e credibilidade para o cliente.
Afinal, na hora de finalizar a compra é preciso cadastrar os dados do cartão, e, se essas informações forem vazadas, qualquer um poderá usufruir dele.
Utilize o cartão de crédito virtual
Para comprar on-line, também é possível utilizar o cartão de crédito virtual. Ele funciona como um espelho do cartão físico, mas garante mais segurança, pois gera um novo número e CVV.
Assim, os dados registrados no site não são os mesmos do cartão e eles se tornam inválidos após a compra, eliminando a chance de serem utilizados outra vez.
Fique de olho na fatura
Ative as notificações do aplicativo do banco e fique sempre de olho na fatura. Verifique se os gastos são realmente seus e se você está ciente de todas as operações que foram realizadas.
Sofri fraude no cartão de crédito, e agora?
Se você foi vítima de fraude no cartão de crédito, entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível.
Solicite o bloqueio do cartão para que mais nenhuma compra possa ser feita e peça para que as compras realizadas sejam suspensas, apontando todas as atividades realizadas por terceiros ou operações indevidas.
Mesmo que o titular já tenha pago pela fatura e só depois perceba os sinais de fraude, ele ainda não terá que arcar com as consequências. Isso porque a responsabilidade é do banco, que deve reembolsar o cliente e garantir segurança financeira outra vez.
Quando isso não acontece, é necessário registrar uma reclamação no Procon. Vale lembrar ainda que se o usuário ficar negativado por conta da situação, ele tem direito tanto à regularização, quanto a uma indenização por danos morais.