O cartão de crédito é uma forma de pagamento bastante popular e que oferece diversos benefícios para o titular. Seu bom uso pode tornar a vida financeira mais prática e segura, mas o mau uso pode causar problemas de endividamento.
Por isso, é importante analisar se realmente vale a pena se tornar titular de um cartão de crédito.
Nesse artigo, você vai conhecer as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito e definir de uma vez por todas se vale a pena ter um.
Vantagens do cartão de crédito
O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada no mundo, e não sem motivo. Ele oferece ao titular diversas vantagens e pode garantir uma vida financeira mais segura, organizada e repleta de benefícios.
Abaixo, foram listadas as principais vantagens do cartão de crédito e como é possível usufruir dessa ferramenta da melhor forma. Veja:
Praticidade
Para garantir praticidade na hora das compras, é só contar com o cartão de crédito. Basta inseri-lo na maquininha de cartão e digitar a senha, pronto, sua compra está paga. E com a tecnologia NFC, já é possível realizar um pagamento apenas aproximando o cartão da maquininha.
Segurança
Além de dispensar a necessidade de carregar dinheiro em espécie, o cartão de crédito oferece outras vantagens no quesito segurança.
Diferente do cartão de débito, no caso de algum tipo de fraude o usuário não perde saldo, isto é, se terceiros fazem compras com seu cartão, o titular não perde nenhum dinheiro e é mais fácil solicitar a suspensão das operações na fatura.
Organização
Utilizar o cartão de crédito faz com que os gastos do titular fiquem centralizados numa só fatura. Assim, é mais fácil entender para onde o seu dinheiro está indo e garantir mais organização financeira.
Maior prazo para pagar
Com o cartão de crédito, o usuário tem até 40 dias para pagar por uma compra. Isso faz com que não seja necessário ter dinheiro em mãos na hora em que uma oportunidade de compra surge e ele ainda pode se planejar financeiramente para quitar o valor.
Alternativa para imprevistos
Já nos casos em que surgem imprevistos, pode ser muito complicado desembolsar um valor que não estava dentro do orçamento.
Nessas horas, o cartão de crédito pode ser um salva-vidas e uma boa alternativa financeira.
Parcelamento
Uma das partes mais interessantes do pagamento com cartão de crédito é a opção de parcelamento. Com essa ferramenta, o usuário pode parcelar o valor da compra e pagar gradualmente ao longo dos meses.
Vale lembrar que também é possível parcelar o valor da fatura, caso o titular não tenha saldo suficiente quando a data do vencimento chegar.
Compras on-line
Na hora de fazer compras pela internet, muitos sites aceitam apenas cartão de crédito como forma de pagamento.
Por isso, ter um cartão na hora de comprar on-line pode ser bastante conveniente para quem não gosta de perder uma boa oportunidade de compra.
Benefícios
Existem cartões de crédito que oferecem programas de fidelidade onde o titular possui benefícios. Entre os mais comuns estão milhas, descontos em estabelecimentos e cashback.
Contudo, os cartões mais completos podem oferecer também acesso a sala VIP de aeroportos, benefícios em viagens e seguros de residências e automóveis alugados.
Desvantagens do cartão de crédito
Por outro lado, ter um cartão de crédito também pode levar desvantagens para a vida financeira do usuário. Nem sempre é um momento propício para possuir essa forma de crédito e é possível que dívidas sejam acumuladas, é preciso cuidado.
Veja abaixo quais são as principais desvantagens de se tornar titular de um cartão de crédito:
Taxas
O titular do cartão de crédito está sempre suscetível a pagar algumas taxas. A mais comum é a anuidade, que é um valor pela manutenção dos serviços oferecidos, e o IOF, o Imposto sobre Operação Financeira.
Além dessas, existe a taxa mediante saque do limite de crédito e outras que podem variar de acordo com as condições de cada banco.
Juros
Os principais juros que são cobrados no cartão de crédito são aqueles mediante atraso do pagamento da fatura ou parcelamento, sem contar os do crédito rotativo, que contam com a porcentagem mais alta de juros presentes no cartão de crédito.
Pouco controle financeiro
Ser titular de um cartão de crédito pode fazer com que o usuário perca o foco de seu controle financeiro.
Isso porque o limite de crédito pode oferecer a ilusão de que seu poder de compra é muito mais alto do que seu orçamento mensal e provocar endividamento.
Fraudes
Apesar de ser uma forma de pagamento bastante segura, o titular do cartão de crédito não está ileso de sofrer fraudes.
Quando isso acontece, basta entrar em contato com a central de atendimento do banco e pedir para que as compras feitas por terceiros sejam anuladas, contudo, isso pode causar uma grande dor de cabeça se o banco não conceder o reparo e o usuário precisar recorrer à justiça para reaver os danos sofridos.
Afinal, vale a pena ter cartão de crédito?
Se a experiência de ter cartão de crédito vale a pena ou não, vai depender do usuário. Para isso, antes de solicitar um cartão, é importante analisar suas necessidades e a situação da sua vida financeira.
Se você quer fazer uma compra específica, o cartão de crédito pode ser uma boa alternativa, mas também há como optar por outras formas de pagamento. Se você quer ter benefícios, o cartão de crédito pode oferecer, mas ele também irá contar com taxas, o que pode abalar o orçamento.
Coloque tudo na ponta do lápis e defina se esse é o momento ideal para ter um cartão de crédito. Em seguida, pesquise por qual tipo de cartão irá atender melhor às suas necessidades e entre em contato com a instituição financeira de sua escolha para entender mais sobre as condições dessa forma de pagamento.
Como cancelar o cartão de crédito?
Caso o titular se arrependa de ter solicitado o cartão de crédito, há duas maneiras de reverter essa situação. A primeira alternativa é entrar em contato com a central de atendimento do banco e pedir para que o cartão seja cancelado. É possível realizar o cancelamento a qualquer momento e o usuário não paga nada por isso.
Contudo, também é viável pedir apenas para que o cartão seja bloqueado. Essa é uma opção para quem perdeu o controle financeiro e exagerou nos gastos ou acha que não está num momento favorável para utilizar essa forma de crédito.
Assim, o usuário não precisa fazer a solicitação outra vez se o uso do cartão voltar a ser conveniente, e, além disso, ele não paga nenhum tipo de taxa ou tarifa no período de bloqueio.