Crediário é uma forma de pagamento que vem se tornando cada vez mais incomum desde o surgimento do cartão de crédito. Contudo, é possível unir essas duas ferramentas e comprar com o limite do crediário utilizando o cartão de crédito.
Mas se você não sabe o que é crediário e precisa de uma explicação um pouco mais clara, iremos te ajudar.
O que é cartão de crédito? O que é crediário?
Antes de descobrir qual é a relação entre cartão de crédito e crediário, é importante entender qual é a definição dos dois. O cartão de crédito funciona como um tipo de empréstimo que deve ser pago em até 40 dias. Com ele, o usuário consegue dividir suas compras em até 12 vezes, ou em alguns casos em até 24 vezes, e pagar parcelas menores até quitar o valor integral.
Já o crediário é uma alternativa similar ao financiamento, onde o usuário pode parcelar suas compras em até 48 vezes, ou em casos excepcionais, até 54 vezes. Há algum tempo, essa forma de pagamento era feita através do carnê impresso, mas atualmente já pode ser realizada por meio do cartão de crédito, como um limite extra.
Para utilizar o limite de crediário do seu cartão é necessário passar pela análise de crédito, assim como acontece ao solicitar um cartão de crédito em instituições financeiras, bancos ou na própria loja onde a compra será efetuada.
Vale a pena utilizar o crediário?
Quem está pensando em optar pelo crediário precisa entender um pouco melhor como ele funciona. Os juros que são cobrados pelas compras feitas no crediário são de até 6% ao mês.
Por outro lado, essa forma de pagamento também deixa o usuário mais propenso a se endividar, já que o prazo de pagamento é muito longo e é uma dívida a parte do limite do cartão de crédito, que pode exceder o orçamento. Além disso, nem todas as lojas e bancos aceitam essa forma de pagamento.
Vale lembrar também que, apesar do crediário funcionar como uma extensão do limite do cartão de crédito, o titular não pode realizar saque. Ou seja, ele funciona como uma alternativa para parcelar compras em mais vezes, mas não é possível sacar o valor, como acontece com o limite do cartão.